-->

terça-feira, 22 de julho de 2014

Tripulação de cactos e suculentas


Dia desses, organizando a bagunça, encontrei uma "Lista de Sonhos" da filhota. Não sei ao certo quando ela a escreveu. O fato é que estavam listadas coisas como "ter o poder de voar", "ter olho de águia"... mas também tinham coisas tão simples, como a última da lista: "ter um jardim de cactus e suculentas". 



Ela já tinha um cacto que cuidava com carinho desde que "seu irmão" (Caco, o Cacto) morreu. Aí eu perguntei se ela ainda gostaria de um jardim de cactos só dela. E dei a ideia de usar o avião da Barbie que ela herdou da prima e com o qual quase não brincava mais. Ela adorou. Então fomos atrás de vasinhos lindinhos e de mais algumas plantinhas. E agora temos cinco a bordo. :)


Bônus:
1. Esse .gif aí em cima, foi feito com o app Party Party, das meninas do A Beautiful Mess.
2. Veja um post sobre como prolongar a vida de arranjos florais.
3. Veja também dicas para cultivar uma horta em apartamento.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

INSPIRAÇÃO: Decor arco-íris - Rainbow decor


Um dia chuvoso pode ser deprimente, mas não há quem não se alegre ao ver um arco-íris. Assim podem ser nossos dias, mais ou menos nebulosos, mas sempre passíveis de alegria, de humor.


Um arco-íris surge quando a luz solar incide sobre gotículas de água suspensas (umidade pós chuva). 


Então os raios solares sofrem um fenômeno chamado refração, que provoca dispersão, isto é, a separação da luz branca nas diversas cores que a compõem, pois cada cor é desviada em ângulo diferente. Lembra quando aprendemos sobre prismas na escola? 


Tudo acaba quando a incidência solar muda de posição ou quando a umidade do ar se dissipa.


Hoje a "umidade relativa" do blog está sensacional. Consegue ver as gotículas suspensas na tela? :) 


O sol brilha sobre os leitores em ângulo ideal. Não se deixem dispersar. Deixem-se inspirar por esse fenômeno colorido.





Fontes das imagens e mais algumas inspirações coloridas nesse meu mural do Pinterest.
Fontes sobre o arco-íris: Brasil Escola / Mundo Estranho

sábado, 5 de julho de 2014

FRUTEIRA SUSPENSA P/ DIY COLETIVO: decor de armarinho

Sempre me inspiro muito ao entrar em um armarinho e ver aquelas estantes imensas cheias de cordas, cordões, barbantes, fitas e até correntes de todas as cores, texturas, espessuras... Assim, passeando pelo armarinho a fim de encontrar inspiração pro desafio deste mês para o DIY Coletivo da Equipe SOS Decor, não foi diferente: parei logo na entrada em frente a uma dessas estantes imensas. 
A primeira ideia que me veio à mente, foi fazer uma fruteira de macramê, com a técnica que a Erica usou no DIY com fios, lembra? Mas logo pensei: 1. zero de originalidade! 2. Cá entre nós, iria ficar parecendo simplesmente um saco pendurado no teto. kkk! Mas eis que, na lojinha ao lado, eu tinha visto uma peça de jogo americano redonda, então surgiu uma ideia tipo "mix de ideias". Usei um tiquinho do macramê e a peça redonda, pra fazer, não uma mesa suspensa (como essa aqui), mas uma fruteira suspensa!

E como vocês já sabem, aqui a gente dá a ideia e também mostra como se faz tim-tim por tim-tim. Então vamos aos materiais e ao PAP, que não tem mistério algum.
Uma pequena observação quanto aos materiais que aparecem na imagem: verifique que passei um 'X' no cortador redondo. Minha intenção era cortar os retalhos de couro com ele. Mas não consegui! Usei apenas tesoura, como você verá no PAP a seguir.

1. Meça a altura do teto até onde quiser que termine sua fruteira contando um pouco a mais, já que serão necessários alguns nós (no meu caso, esta altura foi de 2,5m). Corte o cordão num tamanho correspondente a 8 vezes a altura que você mediu (considerando minha altura, foram 20m de cordão).
OBS 1.: Se você optar por uma corda mais grossa, algo mais rústico e firme, pode cortar apenas o correspondente a 4 alturas (10m). No meu caso, dobrei a medida, pois deixei o cordão duplo.
2. Corte os 20m em 4 pedaços de 5m. Dobre ao meio os quatro pedaços juntos e dê um nó simples deixando um laço na ponta.
OBS 2.: Caso use cordão simples, corte os 10m em 2 pedaços de 5m, dobre ao meio e dê o nó.
3. Você terá, a essa altura, um laço com 2,5m de comprimento e oito pontas. Não se preocupe se as pontas desfiarem um pouco. Depois faremos o acabamento, pois pode ser necessário cortar um pouco ao final.

4 e 5. Agora prepare o gancho do qual a fruteira penderá do teto. Fure, observando a distância ideal da parede e/ou de outros móveis e então, coloque a bucha e o gancho.
6. Pendure o laço de 2,5m com suas 8 pontas no gancho.

7. Prepare a base da fruteira, cortando quatro pedacinhos redondos de couro com 2,5cm de diâmetro cada.
8. Com um estilete, corte uma cruz ao meio de cada pedacinho de couro. Por ali vão passar os fios de cordão.
9. Marque, com giz ou canetinha, quatro pontos equidistantes na peça de jogo americano.

10. Com estilete, desmanche um pedacinho da costura do jogo americano, nos quatro pontos marcados.
11. Passe duas pontas de cordão através de cada um dos 4 pontos de costura desmanchada. Eu usei uma agulha de crochê pra facilitar.
12. Posicione a base da fruteira na altura que desejar e, com agulha e linha preta, arremate cada um dos quatro pontos onde a costura foi desmanchada e pelos quais passaram os cordões.

13. Passe os cordões duplos pelos pedaços de couro previamente cortados e dê um nó rente ao couro, para arrematar.
14. Faça um macramê simples, unindo cada uma das pontas dos cordões duplos a suas "vizinhas" com um nó. Abaixo, junte todas as pontas num nó final.
15. Corte o excesso de comprimento, caso seja necessário, e faça o acabamento das pontas, queimando-as com auxílio de fósforo ou isqueiro, para que não desfiem.
Pronto! Agora é só colocar as frutas!


Um "close" de cada ângulo. E uma visão geral da localização na minha cozinha. :)
Eu curti o resultado, apesar de meu marido ter achado que ficou parecido com meu chapéu de praia. kkk!


Agora, te convido a dar uma olhada no que as outras colegas da Equipe SOS Decor aprontaram. É só clicar nas imagens abaixo:



* E não esqueça de conferir aqui o que já rolou nas edições anteriores do DIY Coletivo SOS Decor.



O DIY Coletivo SOS Decor é um coletivo de blogueiras que adoram um desafio para transformar, elas mesmas, suas casas em verdadeiros "sweet homes". Aqui o bom, bonito e barato se encontram sob forma de boas ideias. Visite nossa fanpage. Você pode participar também.

domingo, 29 de junho de 2014

Pensando fora da moldura ou Decorando com molduras vazias

Depois de receber alguns comentários reparando na grande moldura vazia que mantenho na minha sala, que apareceu nos posts Decor natalina, Quadro caveira florida e Luminária-revisteiro e também após ouvir comentários elogiosos de visitas aqui em casa, resolvi dividir aqui algumas inspirações com molduras vazias. Espero que curtam, pois algumas molduras são tão lindas ou fazem parte de um conjunto tão lindo que o "recheio" fica absolutamente desnecessário.

Tudo branquinho no corredor. via yatzer.com

Tudo preto na parede da Janet Lee.

Protagonismo na parede p&b. Originalidade máxima na escolha da altura das molduras. via hgtv

Parede com tinta lousa e molduras douradas delimitando espaço para cada membro da família criar ou orar, como a família da Amy


Simples e lindamente agrupadas. A harmonia fica por conta da cor combinando com o tapete. via ikea live magazine

Aqui o tamanho faz toda a diferença. via rue magazine

Uma moldura vazia também pode nos conduzir a "dormir com os anjinhos". kkk. via peony & sage

Continuando a "pensar fora da moldura", algumas que já inventei: 


1. Emoldurei o olho mágico da minha porta (Friends inspired). 


2. A grande moldura dourada das fotos que abrem este post, foi feita sob medida pra emoldurar a TV em meu antigo apto. 


3. Também já transformei uma moldura de espelho de loja em mural florido.

Clique nos links para ver mais detalhes nos posts completos e, quem sabe, se inspirar a pensar "fora da moldura". :)

domingo, 22 de junho de 2014

Antes e Depois: o quarto da Dani


Gente querida que acompanha este blog, hoje quero apresentar a vocês a Dani Vazatta, minha colega de escola. Dani estudou comigo no saudoso Santa e não a vejo há muito tempo (nem tanto assim, senão vocês vão nos achar velhas :)). Não a vejo pessoalmente, mas, há algum tempo, posso dizer que temos trocado figurinhas pela internet. Trocar figurinhas tá na moda de novo, né? Mas as nossas não são da Copa, são figurinhas decorativas! Dani também adora decoração e faz de sua casa um laboratório.
Então ela me permitiu compartilhar a transformação que fez em seu quarto. Confesso que demorei alguns dias pra postar, pois simplesmente não sabia o que escrever. Queria algo à altura da transformação, mas também à altura de um tipo de reencontro sabe? Não sei se me faço entender.
Sei que não é nada disso, que é apenas um quarto, que é a casa da Dani e de sua família, na qual nunca entrei, sei que o "antes" já era um quarto de casal (imagino que feliz, e fico feliz por isso!). Mas não tenho como olhar as fotos e não pensar em uma adolescente que cresceu. Me parece que o "antes" mostra um quarto de menina-moça e o depois revela uma mulher que eu não conheci. Tá bom, podem dizer que estou viajando (mais uma vez) mas é assim que sinto!

Veja o quarto ANTES:

Vocês que me acompanham, sabem que acho que a casa é continuidade da gente. Então não consigo tratar fotos da casa de alguém que conheço, friamente. Portanto é parte da Dani que exponho aqui. E isso pra mim é carregado de significado, pois tenho certeza que a Dani "depois" se transformou em uma mulher linda e forte.
E já que estou expondo geral :) conto pra vocês que a Dani era super magrinha na época de escola. Uma benção, não é? Mas talvez não fosse assim pra quem era chamada pelas "mais fortes" de Olívia Palito. Eu consigo entender perfeitamente, pois bem lembro de algumas palavras nada delicadas dirigidas a mim também. E lembro de um dia que eu disse à Dani que não devíamos ligar pra elas, pois um dia estariam todas gordas e nós super elegantes. Lembra disso, Dani?
Bem, quanto a mim, não tão elegante assim :), mas quanto à Dani, elegantérrima é a palavra! E, quanto a nosso "depois" arrisco dizer mais: além de elegantes, com extremo bom gosto! #prontofalei kkk!

Agora veja o quarto DEPOIS:


Agora vamos falar um pouco do quarto :)
Bem, como vocês puderam ver, ele era todo branquinho e assim ficou, exceto pela parede da cabeceira que recebeu tinta Suvinil Toque de Seda na cor Cortiça, na parte de baixo. Na parte superior, a Dani aplicou papel de parede da marca Bobinex. O pulo do gato (reparou no lindinho ali na mesinha de cabeceira?) foi o rodameio que, na realidade, é um rodapé em mdf branco. Dani optou pelo rodapé, por causa do vão onde ela embutiu uma fita led. Aí entrou o maridão caprichando na instalação elétrica e até substituindo a chave de luz por chave dupla, para a cabeceira acender individualmente.
Nota do Pot-pourri da Karen: se você não tiver um marido com tais habilidades, chame um eletricista :)

E pra completar, a Dani dividiu os custos deste makeover:
R$ 24,00 na lata de tinta de 1 litro (duas demãos e sobrou)
R$ 99,00 rolo de 10m de papel de parede
R$ 45,00 3m de rodapé já pintado
R$ 100,00 3m de led + transformador + tomada dupla
R$ 19,00 1 litro de cola Cascorez (diluída com 1/4 de água pra aplicar o papel de parede)
Com R$ 287,00 a Dani conseguiu um quarto digno de capa de revista, não acha?

Obrigada mais uma vez, Dani, por me permitir compartilhar esta linda transformação aqui, neste humilde blog! Um beijão cheio de saudades!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...