-->

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

OcaPop: uma revista como você nunca viu


Esse blog tá devagaaaaar, né? Mas é que eu me envolvi num projeto tão, mas tão bacana... :)

Você já deve saber que estou falando da Revista OcaPopné? Porque estou ausente por aqui, mas lá no Instagram @potpourridakaren e no Facebook, já falei várias vezes sobre esse filhote lindo.

Conheci Erica e Carla virtualmente através do projeto do DIY Coletivo e um belo dia, Erica me convidou a embarcar numa ideia. Quando ela descreveu eu simplesmente amei! E de lá pra cá, juntamente com a Carla, concebemos, executamos e editamos juntas cada detalhe desse filhote.

Estávamos há meses trabalhando de corpo e alma nos bastidores, estruturando cada detalhe da nossa Oca, mas começamos a sair da tOca :) exatamente 31 dias antes da data que escolhemos pro lançamento, agitando as redes sociais (somos RevistaOcaPop em todas elas) com nossa contagem regressiva e apresentando nossos parceiros e colaboradores iniciais.


Mas o que é afinal essa tal de Revista OcaPop?

A Revista OcaPop é uma revista colaborativa e digital. Ela é editada por mim, pela Carla e pela Erica. É o resultado de cerca de uma ano de trabalho com essas duas parceiras fantásticas que este blog me proporcionou conhecer.
A OcaPop é um "diy digital". Feita totalmente a três pares de mãos, três cabeças, três estilos criativos, mas cima de tudo, três corações que estão pulsando demais por esse projeto.

Nossos colunistas são todos blogueiros e criativos. Cada blogueiro colaborador é ele mesmo na Oca, tanto nas ideias como na forma de se expressar. A linguagem é a mesma que usa em seu blog. A ideia é que você reconheça o blogueiro assim que iniciar a leitura de cada matéria.

(clique na imagem acima pra ser direcionado diretamente pra edição de lançamento)

Mais fácil de entender assim: pensa numa cidade onde cada casa tem a cara do seu dono... nessa cidade não há limites à criatividade, nem padrões pré-definidos. Assim é a blogosfera, onde cada blog tem a cara de seu dono, que ali expressa sua identidade, divide suas ideias, suas histórias e cria uma verdadeira fonte de inspiração.
O que falta (ou melhor faltava :)) nessa cidade é um ponto de encontro, um espaço de uso comum. Como uma praça, onde as melhores dicas, as ideias mais bacanas, os blogueiros mais criativos se reúnam multiplicando inspirações. É exatamente esse ponto de encontro que estamos construindo e ele se chama OcaPop.

Dá uma olhada neste primeiro vídeo que fizemos e que explica direitinho tudo que cabe em nossa Oca.


(se você recebe meus posts por e-mail e não consegue visualizar, clique AQUI).

Então no dia 20 de agosto de 2015, nasceu nosso filhote que tem um SITE, além das edições disponibilizadas nos formatos de revista digital para folhear online e pdf para download. Fora várias outras novidades que estão no forno e sobre as quais eu ainda não vou falar nada. :) Só digo que, embora a primeira edição tenha saído linda exatamente como planejamos e esteja tendo uma resposta super positiva dos leitores (estamos muuuuuito felizes por isso), nós ainda temos mais coisas planejadas para agitar ainda mais este ponto de encontro. 

Isso significa que nossa Oca não nasceu pronta. É uma semente que foi plantada e que vamos regar, podar, adubar... pra que ela cresça e vire uma árvore grande e linda, com uma sombra gostosa que seja realmente o ponto de encontro que a gente sonhou.

AQUI você lê minha matéria na edição de lançamento, com duas festinhas decoradas com puro amor vestido de cor de rosa, pra inspirar você.
AQUI você lê a matéria de capa "Do que é feita nossa Oca", escrita pela Erica, que conta tudinho sobre como nos conhecemos, como surgiu a ideia e todos os bastidores até o dia 20 de agosto, quando lançamos esta primeira edição. 

Queremos que você siga conosco, curtindo, compartilhando, sugerindo, interagindo... No SITE, no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Twitter ou no Pinterest.  Porque nossa Oca é muito Pop! :)

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Upcycling: vasinho com balão e copo de requeijão


Cá estou eu com a edição de agosto do DIY Coletivo. O tempo está voando!!!!
E tá curto também!
Neste mês o tema é upcycling. Tema que apareceu lá na segunda edição (relembre AQUI), mas que a gente ama tanto, que ele sempre vai ter destaque nos desafios. 
Você já deve inclusive ter observado que eu adoro reutilizar algo que iria pro lixo, ou que literalmente, recolhi do mesmo, transformando-o em um produto novo. Um exemplo recente foi o tema Tipografia, quando fiz um "C" de Casa florido a partir de uma letra de metal que recolhi em uma caçamba. 
Pra você ver como curto o tema, fiz até uma retrospectiva, no final do ano passado, com o melhor do upcycling que já rolou no Pot-pourri da Karen (veja AQUI).





Hoje, espero que não fiquem muito decepcionados, pois o projeto é tãããão simples e talvez não seja novidade pra muitos. Eu mesma já compartilhei essa inspiração NESTE POST, mas nunca tinha feito um.
É sempre um dilema pra mim comprar requeijão, pois as embalagens plásticas acabam indo direto pro lixo e as de vidro eu fico guardando, mas acabo não usando os copos no dia-a-dia. Prefiro usar meus copos bonitinhos. Então encontrei esses balões com bolinhas e não tive dúvidas: comprei pra fazer vasinhos, encapando meus copos de requeijão.
Como tinha três guardados, fiz pra mim, pra minha mãe, pra minha ajudante aqui de casa e farei mais pra quem eu achar que vai curtir. Um mimo simples, mas carinhoso.




Outra ideia pra reutilizar os copos de requeijão, é fazer como minha amiga Fernanda: ela pinta com tinta para vidro, fazendo uma arte bonitinha e, quando junta 6 ou 12, doa o conjunto todo. O último, ela doou pra um lar de idosas. Bacana, né?

Voltando aqui pro nosso copo, pra compensar a falta de originalidade deste projeto e não encher este post de fotos desnecessárias, já que o PAP é super simples, pedi ajuda pra minha videomaker favorita (a.k.a filhota) e fizemos um videozinho fofo pra vocês. Espero que curtam! :)



(se você recebe meus post por e-mail e não consegue visualizar o vídeo, clique AQUI)

E é isso pessoal! Simples assim! E fica uma gracinha, não fica? Vou até procurar uns balões néon. Acho que vai ficar show!

E agora, convido vocês a participarem com projetos no tema "Upcycling". As instruções estão na nossa Fanpage.
Quem não tiver blog, também está convidado a compartilhar seus projetos através da #diycoletivo lá no Instagram, ok? Sem desculpa pra salvar algum item do lixo este mês, né?

Mas antes disso, inspire-se com os projetos da Juliana e da Thamyrez, clicando nas fotos abaixo:

 


O DIY Coletivo SOS Decor é um coletivo de blogueiras que adoram um desafio para transformar, elas mesmas, suas casas em verdadeiros "sweet homes". Aqui o bom, bonito e barato se encontram sob forma de boas ideias. Visite nossa fanpage. Você pode participar também.
Veja aqui, o que já rolou nas edições anteriores do DIY Coletivo SOS Decor.

terça-feira, 7 de julho de 2015

DIY Coletivo: Décor de Papel - cachepot de origami

Quando escrevi o post retrospectiva de junho, dei a dica de que o próximo tema seria um material e que ele era cheio de possibilidades! Então lá vai: Decoração de papel é o tema! E são tantas possibilidades, não acha? Eu pensei em muita coisa, mas acabei por fazer um cachepot tipo origami. Pra quem guarda muitas garrafas e potes de vidro como eu, é uma bonita maneira de usá-los como vasos diferentes.
Eu logo pensei em amarelo, porque adoro a cor e porque tenho umas florzinhas artificiais que curto muito e que serviriam bem pras fotos deste post, já que não tive tempo de comprar flores frescas. Mas separei mais duas outras cores de papel, laranja e vermelho, pois ao começar, tive a sensação de que, se ficasse legal, eu não conseguiria fazer apenas um. Sou assim, gosto de trios das coisas, sabe?

Comecemos pelos materiais então: papel colorido de gramatura 150, régua, lápis, tesoura, boleador e cola (que eu esqueci de colocar na foto).
O boleador é um instrumento de metal com a ponta boleada que serve pra marcar o papel (também é usado em nail art e outras coisas). Mas eu não tenho um desses, então usei um instrumentinho plástico que achei em minha caixa de costura (!?! Não faço a mínima ideia de como isso foi parar ali. Decerto fazia parte de algum kit que comprei. Vai saber...). Bem, mas você pode usar qualquer coisa que ajude a marcar o papel sem rasgá-lo ou furá-lo. Por exemplo: a ponta de um esquadro, a ponta de uma caneta velha e sem tinta, etc...

Quanto ao passo-a-passo, não tem mistério, depois que vc encontra as proporções do desenho. O meu desenho foi baseado na garrafinha que tinha 12cm de altura. E as proporções estão na imagem abaixo.
Usei praticamente toda a largura de uma folha A4. E o desenho seguiu um padrão de linhas horizontais e linhas na diagonal com as distâncias entre si conforme as indicações no desenho acima.

Depois de traçar o desenho, recorte o excesso de papel (a parte da folha que sobrou após o desenho do padrão) e comece dobrando o papel nas linhas horizontais, fazendo as dobras "fechando" para o lado liso do papel e marcando bem as dobras (com os dedos mesmo).
Faça isso com todas as linhas horizontais.
Observe que sinalizei em negrito: linhas horizontais dobrando para o lado liso do papel. Isso é muito importante (pois as linhas na diagonal você irá dobrar para o outro lado do papel).

Depois é a vez das linhas na diagonal. Estas, você deve marcar bem com o boleador, passando-o, com o auxílio da régua, sobre as linhas desenhadas.
Faça isso para todas as linhas na diagonal e você terá seu cachepot praticamente pronto. Você perceberá que ele se "encaixa" praticamente sozinho quando você ajeita com suas mãos. Agora só falta finalizar unindo a parte de trás com um pouquinho de cola.

Tcharam! Um cachepot de origami pra alegrar e transformar garrafinhas em lindos vasos de flores.

E, como falei lá no início, não me contentei com a penas um. Fiz este e mais três menores envolvendo copinhos pequenos, onde acabei colocando minhas air plants.
* Pausa pra deixar um LINK com 7 inspirações pra decorar com air plants.

Para fazer os cachepots menores, diminuí "três andares" do desenho original (observe que temos 7 no cachepot amarelo do pap e 4 nos menores).



Essa última foto... É o amor em forma de cão! Todas as vovós gostam de manualidades, né? Essa vovó aí, a Maçã, que já está com 16 anos, não é diferente!
Geralmente realizo meus projetos no andar superior da minha casa, mas dessa vez fiquei no andar de baixo e ela, que não consegue mais subir as escadas, ficou todo o tempo à minha volta. Grande parte passou deitada, mas nessa hora, levantou-se como se para posar pra foto. E eu, que tinha pensado numa cara bem minimalista pras fotos deste post, não pude resistir a incluí-la aqui.

Espero que tenham gostado :) E como vocês já sabem, agora é a hora de convidá-los a visitar os blogs das outras meninas da Equipe SOS Décor pra descobrir quais foram os seus projetos de papel. Pra acessar os blogs é só clicar nas imagens abaixo.




O DIY Coletivo SOS Decor é um coletivo de blogueiras que adoram um desafio para transformar, elas mesmas, suas casas em verdadeiros "sweet homes". Aqui o bom, bonito e barato se encontram sob forma de boas ideias. Visite nossa fanpage. Você pode participar também.
Veja aqui, o que já rolou nas edições anteriores do DIY Coletivo SOS Decor.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

DIY Coletivo: Tipografia na Décor - resumo dos projetos de junho


Junho acabou e julho já está aí com novo tema no DIY Coletivo para desafiar nossa criatividade. Segunda-feira, dia 06, divulgaremos o tema do mês (fique ligado na Fanpage e no Instagram @diycoletivo).
Mas antes disso, vamos fazer uma retrospectiva do que rolou com o tema Tipografia?

1. A Juliana do blog CASA DE AMADOS, fez uma letra A (de Amado :)) com papel de rascunho e finalizou com washi tape. Super simples!
2. Eu transformei lixo em luxo (que modéstia, né?) florindo um C (de casa) que encontrei numa caçamba. PAP AQUI.
3. A Carla do THE BLUE POST, usou a tipografia customizando um vaso pra colecionar rolhas de vinho. Projeto rápido e com um lindo efeito.
4. A Erica do HOME SWEETENER fez uma bubble com limpadores de cachimbo. Simples, rápida e colorida!
5. A Thamyrez do CASA DESIGN STUDIO, demorou, mas no finalzinho do mês se empolgou e fez logo dois projetos com palavras: um pôster e uma bandeira super coloridos e cheios de significado.

Estes foram os projetos da equipe, mas não parou por aí. Estamos super felizes, pois recebemos vários projetos lindos e inspiradores. Siga os links pra ver o pap completo de cada projeto.

6. A Thaís inspirou-se nos letreiros iluminados dos cinemas e postou o pap completinho na sua página do Facebook, COISAS DA THAÍS.
7. O projeto da Manu, do blog SIMPLICHIQUE, foi uma frase inusitada aplicada em um local super interessante também. Vale conferir.
8. Com madeira, pregos e linhas coloridas, a Naya do blog NAYART'S fez uma arte linda, com o perdão do trocadilho :)
9. A Ellen do blog CASINHA DE RETALHOS, também deu o seu Hello pra gente, com um projeto feito com papel cartão.
10. A PITANGA AMARELA, como carinhosamente chamamos a Beatriz, fez um banner lindo com palavras lindas e motivadoras que extraiu de um texto lido.
11. Uma luminária japonesa foi customizada com a letra da música 'A casa é sua', pela Mari do blog A CASA EH SUA, claro!
12. A Lívia, do blog DECORAR É PRECISO, precisou comprar argamassa pra tapar um buraco na parede e colocou a mão na massa... ops, na argamassa. Só não entendi porque você escolheu a letra G, Lívia! Conta pra gente!
Update neste post pra inserir o projeto 13 (uhhuuuu!!!!). O casal do blog PEQUENO GRANDE APÊ estreou arrasando com um quadrinho lindo com suas iniciais. <3

Estes foram os projetos que recebemos com passo-a-passo, mas também estamos compartilhando fotos inspiradas no tema com a #diycoletivo. Fique de olho no Instagram @diycoletivo e também no Facebook.

Muita coisa bacana, né? Estamos super felizes com a repercussão deste tema. Muitíssimo obrigada meninas por terem arregaçado as mangas e compartilhado tanta coisa bacana através deste nosso amado projeto.

Por hoje é só, mas segunda-feira, dia 06, mais precisamente às 19h, divulgaremos o tema de julho. Adianto que, desta vez, escolhemos um material cheio de possibilidades! Quero ver geral participando, hein!


O DIY Coletivo SOS Decor é um coletivo de blogueiras que adoram um desafio para transformar, elas mesmas, suas casas em verdadeiros "sweet homes". Aqui o bom, bonito e barato se encontram sob forma de boas ideias. Visite nossa fanpage. Você pode participar também.
Veja aqui, o que já rolou nas edições anteriores do DIY Coletivo SOS Decor.

terça-feira, 30 de junho de 2015

DIY Coletivo Style: o estilo da Equipe SOS Décor


Comentei quando divulguei nossa viagem a Barcelona, que toda viagem era uma possibilidade de "pirar" um pouco. Então, resolvi fazer um post piração também e mostrar um pouquinho do nosso estilo lá em Barcelona. Porque se a gente fantasiar um pouquinho, só um pouquinho... podemos chegar à conclusão de que a forma como nos vestimos, como arrumamos o cabelo... também é decoração. Não de casa, mas de gente! Então esse post é um pouquinho do estilo decorativo da Equipe SOS Décor. Não da casa delas, mas do estilo de decorar a si mesmas! :)

Juliana, Carla, Thamyrez, Karen e Erica - Plaza Cataluña - foto @diegocardosocorrea




Tem uma postagem da Erica no facebook que traduz exatamente o que foi nosso encontro em Barcelona e a vibração que desejo transmitir com este post. Ela escreveu: "Delícia mesmo é trazer amigas virtuais pra vida real e poder conferir ao vivo o quão genuínas elas são. Tô amando cada segundo com vocês."
Eu também amei cada segundo com essas meninas e, além de tudo achei elas lindas! E cada uma estilosa à sua maneira.
Aí que, como sei que as pessoas geralmente têm curiosidade em saber um pouco mais sobre a pessoa que escreve, um pouco dos "bastidores", resolvi escrever este post totalmente fora da pauta usual de nossos blogs.

Karen, Juliana, Thamyrez, Erica e Carla - Passeig de Gràcia - foto @carlatorci



De tênis, inicio falando um pouco sobre mim mesma, ou melhor sobre meu estilo. Já que vou falar das meninas, é justo que me exponha um pouco também. ;) Acho que posso definir meu estilo nesta viagem com a palavra contraste. Um vestido sóbrio, um coque de vovó no cabelo, brincos de pérola com um tênis colorido e esportivo. Um macacão jeans largadão e batonzão vermelho. Um top  de tecido fino, bermuda de alfaiataria, colarzão e tênis dourado. Mais ou menos assim. Sempre há um elemento "fora do contexto", entende? Resumindo, EU gosto de descombinar.

Karen na varandinha simpática do apto 3-2 - fotos @casadeamados


Ju, Erica, Tha, Carla e Karen - Passeig de Gràcia em frente à Casa Batlló - foto @diegocardosocorrea

Se minha palavra resumo de estilo é contraste, a da ERICA, com certeza é colarzão! A Erica ama colares e fica linda e estilosa com eles! Nestes dias ela promoveu um verdadeiro desfile de colares, mas me arrisco dizer que seus preferidos são os de bolas vermelhas! Acertei, Erica? ;)
Ah, e além dos colares ela adora Melissa. Esse oxford que ela está usando nessa foto aí em cima também é uma Melissa. Só não entendo como ela pode considerá-las tão confortáveis! Talvez sejam meus calinhos! Afff!
E outra coisa importantíssima: a Erica, mesmo sendo mãe de dois meninos lindos e se confessando chocólatra (daquelas que almoçam chocolate) é linda e magra assim como vocês estão vendo nas fotos (aliás não há photoshop em nadinha nesse post, ok? ;))

Erica, Karen, Carla, Thamyrez e Juliana - Park Güell - foto @diegocardosocorrea

A CARLA é makeup! Rata de tutoriais no YouTube, ela adora maquiagem e leva muito jeito pra coisa. Ela mesma já havia dado uma dica do quanto gostava de make no desafio "o que vai na mala?", lembra? Todas as manhãs, abria sua maletinha de maquiagem e colocava seus pincéis pra trabalhar enquanto bebia sua água com limão.
Nessa viagem, abusou de "saias falsas" curtinhas (aquelas que parecem saia, mas são bermudinhas, sabe?) e tops de tecidos finos. Super combinada e impecável. Ah, a Carla também não tem medo de cores fortes que contrastam lindamente com sua pele branquinha e seu cabelo louro.

Karen, Ju e Tha - Mercat de La Boqueria - foto @carlatorci

A THAMYREZ  é neon! Mas não é totalmente vestida de neon, sabe? A Tha é colorida, sempre com detalhes lembrando neon. Seja numa peça de roupa, num acessório, numa estampa, na cor de seu esmalte... Creio que se pudéssemos fotografar a alma dela, essa sim seria neon com certeza.
Apesar da Erica e da Ju também serem cariocas, a carioquice e toda a alegria e simpatia carioca moram na Thamyrez e no seu jeito manso de falar. Não foi à toa que logo após encontá-la pela primeira vez, voltei pra casa e imediatamente mandei um e-mail pra Erica sugerindo incorporá-la à equipe, pois tive certeza que ela era a cara do nosso coletivo.

Juliana Amado - Casa Batlló - foto @thamyrezaguiar
E o que dizer da JULIANA, senão que ela é a nossa Amélie? A Ju é fofa, mas também é séria. É simpática mas também sabe puxar nossa orelha ;) É discreta, mas com detalhes divertidos, tipo estampinhas fofas, óculos de coração... Fica suuuuper na dúvida pra comprar uma pulseira, pensando se não é grande e chamativa demais, mas a-do-ra brincos (talvez apenas não os adore mais do que ladrilhos ou carimbos. Tô em dúvida agora :)) E é, sem dúvida, a mais profissional e desinibida de todas nós pra encarar brincadeiras em frente às câmeras.

Karen filmando Juliana em algum parquinho em Barcelona - fotos @eriquinhapalm


Tha, Erica, Carla e Ju enquadradas no óculos da Karen - Park Güell - foto @diegocardosocorrea
Bem, espero que vocês tenham curtido conhecer um pouquinho mais de nós, a Equipe SOS Décor, que promove, desde setembro de 2013, a blogagem coletiva chamada DIY Coletivo e que transformou uma parceria virtual em amizade real vivenciando dias felizes e inesquecíveis em Barcelona. Gratidão define!

Felicidade - Park Güell - foto @diegocardosocorrea

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...