-->

domingo, 12 de abril de 2015

7 ideias pra decorar com air plants


Não sei se alguém reparou em três plantinhas cabeludas dentro de três bowls brancos sobre a minha mesa de jantar no post PROGRAMA FLORIDO PARA O SÁBADO. Se não reparou, pode dar uma olhada lá que eu espero...
Então... Aquelas plantinhas são as queridinhas air plants. Seu nome científico é Tillandsia. Tillandsia, na realidade refere-se ao gênero da planta e existem várias espécies. Mas a denominação air plants é porque elas são plantas aéreas, que não precisam de solo, crescem sobre outras plantas, geralmente árvores, mas não são parasitas. Isto é, não retiram da árvore meios para sua sobrevivência, nem a prejudicam. Elas sobrevivem absorvendo nutrientes e umidade do ar. 

Se, as suculentas são as queridinhas dos blogueiros de decor, as air plants vem logo em seguida na lista de preferências. Então separei algumas inspirações lindas que vi por aí (clique nos links para seguir pras origens das inspirações):

Lembra muito o diy especial mês das crianças feito para o DIY Coletivo pela Erica.
Estes são de metal, mas você pode fazer um himmeli como a Carla ensinou.
3. Super original e literalmente aérea num suporte de globo
UPCYCLING mode on :)
Para fazer você mesmo, é só usar a velha técnica do balão e cola branca.
Meu preferido <3. Feito usando copinhos plásticos como molde e inspirado nas peças da airplantman designs

Mas como manter uma air plant bonitinha aí na sua casa?

Não é difícil, mas também não dá pra borrifar um pouco de água uma vez por semana e achar que a plantinha vai sobreviver. Acredite! Porque aqui em casa, não pesquisei o "como cuidar" e as minhas primeiras morreram :(
Então, você precisa basicamente mergulhar a plantinha inteira em água morna, por pelo menos 40 min, uma vez por semana. Se a sua plantinha tiver flores, mantenha as flores fora da água, ok? O restante, folhas e raízes pode mergulhar sem medo.
Depois deste tempo, seque cuidadosamente a plantinha com papel toalha, e deixe-a secar bem, esperando algumas horas antes de colocá-la de volta no recipiente que você escolheu para inseri-la na decor de sua casa.

Ah... Elas também não gostam da incidência solar direta. Assim, não deixe-as perto de janelas onde bate sol diretamente.
Estas dicas são da Vidya, do blog Whats Ur Home Story. Neste post dela, você vê o "how to care" com algumas fotos.

Bônus: estas e mais algumas ideias pra decorar com plantinhas, NESTE MEU PAINEL do Pinterest. :)

Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Gente, essa é uma das coisas que se você não publica, eu ia morrer sem saber! Adorei!! Já quero! Será que consigo me adaptar e manter o meu vivo?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Esta plantinha é muito simpática! Nunca tive uma, mas agora lendo a dica de como cuidar, me deu vontade de trazer pra casa. Sou um desastre com planta, a única que sobrevive nas minhas mãos é orquídea. Tá aí, vou tentar a air plant! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... Então vc vai ter que me dar dicas sobre orquídeas, pq nas minhas mãos elas sofrem... :(

      Excluir
  3. Oiii Karen, não conhecia essas plantinhas e achei o máximo.
    Vou procurá-las.
    Beijos
    www.decorarepreciso.com.br/blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, fica de olho nas árvores por aí...
      Tá cheio delas aqui no Rio...

      Excluir
  4. Sim, essas plantinhas estão no Top 5 dos blogueiros de décor, em especial os gringos, tenho até reparado que eles estão mais na vibe dessas plantinhas que das suculentas. Ou é impressão minha?
    Enfim, não achei prático o cuidado com ela, regar no próprio vasinho é tão mais simples não é mesmo? Mas se quiser ter essas plantas lindas, não tem jeito, tem que cuidar. Obrigada por dividir com a gente esses pequenos cuidados. Tenho poucas plantas, vou começar com as suculentas!!! Hahaha.
    Ah! Visitei o outro post, fiquei en-can-ta-da com as suas flores. Parabéns!
    Beijo grande! Thamyrez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Elas são mais famosas entre os blogueiros gringos.
      Valeu, Thamyrez!
      Beijão

      Excluir
  5. Uauuuuuuu,Karem te confesso que eu não tinha muito conhecimento sobre essas plantinhas,até o exato momento de ler o teu blog,e olha que sou vizinha de um jardineiro,rsrsrsrs,mas de uns anos pra cá ando meio que sem sucesso com as minhas plantas e folhagens que só o que anda dando certo aqui em casa são as minhas amadas suculentas,sniff,sniff
    Ah,ameiiiiiiii os teus vasinhos "Manolo e la Muerte",ficaram lindos!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... Obrigada, Cinara.
      Beijinho pra vc!

      Excluir
  6. Karen, eu tinha visto esses tempos no pintrest essas plantas mas jurava na minha cabeça que eram aquelas plantinhas parasitas (tem umas com flores que até são bonitinhas, mas né), e acabei nem indo atrás para saber mais. Agora fiquei empolgada para comprar umas, depois que afoguei minhas suculentas (deixando elas na rua pegando sol e choveu) preciso de outras plantas para dar um verdinho à casa.
    Beijinhos e obrigada pela dica :)

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em saber sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...