-->

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Adorável boêmia kitsch

A primeira vez que ouvi a palavra kitsch, foi da boca de um ex namorado, quando uma loja próxima à minha casa foi pintada da cor amarelo-ovo. Imaginem uma construção imensa pintada de amarelão, num bairro iminentemente industrial e, portanto, cinza! Aí ele (o tal ex), estudante de jornalismo, falou: isso é kitsch! E, na época, eu talvez tenha soltado algo do tipo: e o ‘kiko’? Mas perguntei o que significava e ouvi apenas: ‘brega’!
Felizmente eu evoluí, o tal kitsch foi elevado ao status de cult, moderno, e mais alguns outros adjetivos lisonjeiros, e hoje a estética kitsch está ainda associada ao exagero,  ao barato, mas longe de se restringir a isso! E está presente em ambientes das casas mais descoladas (de gente igualmente descolada!) que se apresentam por aí.
Aí, meio que por acaso, também conheci,  lendo esse outro artigo aqui o termo Nomadismo. Uma tendência que nasceu do fascínio pelos viajantes, tidos como ciganos e ‘últimos homens livres da era moderna’. Que nada mais é, do que uma mistura livre de estilos, sem restrições estéticas, num verdadeiro espírito boêmio (na realidade, o próprio termo ‘boêmia’ originalmente surgiu para designar os membros de tribos nômades, supostamente originárias da Boêmia – região histórica da Europa Central).
Bem... acabei achando tudo muito confuso, muitos termos e tudo muito parecido! Kitsch, nomadismo, estilo boêmio... Mas tudo muito legal, porque não tem regras, não tem feio nem bonito... Tudo junto, misturado e descombinado. Não é demais?
Aí, dito tudo isso, vi nessa semana imagens da casa do Rosenbaum no The Selby ...





... e o apartamento de Diane Von Furstenberg, em Nova York ...

... e a entrevista dela na Casa Vogue (edição abril/2012) onde ela diz (‘percorrendo os ambientes em um caftan colorido, com um iPad em uma mão e uma taça de Dom Pérignon na outra’) que o apartamento é apenas uma miscelânea de todas as coisas que aconteceram ao longo de sua vida. E arremata dizendo: “O décor é bohème, como eu. Não sou uma bourgeoise – nunca fui, nunca serei.”
Nem eu, Ms Diane! Como creio que nem os leitores deste Pot-pourri. Assim, sejamos kitsch! Sejamos nômades! Sejamos boêmios! Sejamos livres e sem rótulos!
Calma aí! Tô me referindo à decoração, ok? Ainda acredito em todas aquelas regrinhas necessárias à vida em sociedade. ;-)

Ainda:
* Tem o livro do Rosenbaum, Entre sem Bater, sobre a reforma de sua própria casa. Bem legal!


* Lembra da casa do Philippe Starck, ‘totally kitsch!’ E também via The Selby?
* As imagens do apartamento de Diane Von Furstenberg são via Hunt Hunt.

* O termo (do alemão) kitsch, surgiu mesmo para categorizar objetos de valor estético distorcido ou exagerado, considerados “menos elaborados”.

0 comentários:

Postar um comentário

Fico muito feliz em saber sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...