-->

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Horta em apartamento

Não é preciso muito espaço para cultivar temperos em apartamento.
Segundo agrônomos e paisagistas bastam apenas quatro horas de sol e regas diárias.
É muito bacana poder colher seus próprios temperos, até para quem não cozinha, como eu, que gosto apenas de cultivá-los e saber que ao menos o temperinho da comida feita em casa não contém agrotóxicos.
Mas onde podemos cultivar nossa "hortinha" doméstica?
Em qualquer lugar, como por exemplo, no parapeito de janelas.

Foto Casa e Jardim
Os recipientes também podem ser diversos, contanto que tenham furo no fundo, permitindo a drenagem da água. Um vaso com boa drenagem evita o apodrecimento da raiz, fatal para ervas e temperos.

                    

Uma dica para obter uma boa drenagem é utilizar argila expandida e areia.
Para a mistura de terra a dica é misturar duas partes de terra comum, uma parte de composto orgânico (ou húmus de minhoca) e uma parte de areia e não misturar pedras deixando o solo fofo para que as pequenas raízes encontrem caminho livre para crescer.
Os adubos podem ser húmus de minhoca e torta de mamona (cuidado com bichinhos e crianças, é tóxica). Já outro adubo, a farinha de osso, pode ser muito atrativa para cachorrinhos.

             

É sempre melhor que se plante cada espécie em um vaso, mas se formos utilizar uma jardineira maior e misturar espécies, é bom pesquisar um pouquinho, já que a hortelã, por exemplo, tem raízes "invasoras" e vai acabar prejudicando a outra espécie plantada no mesmo vaso.

A grande dica para conservar a horta verdinha é podar sempre. Quanto mais cortarmos, maior será o estímulo à produção de novas folhas, e quanto menos, mais folhas murchas e secas. Caso a cozinha não tenha "movimento" o suficiente para podas regulares, deve-se optar por podas drásticas de vez em quando, e logo novas folhas começarão a parecer.
A minha horta é bem modesta, fica no parapeito da minha janela e é composta apenas de alecrim, cebolinha e sálvia compradas em muda pelo Pai e plantadas por mim seguindo as dicas de drenagem.


Curiosidade:
Alecrim: nome científico Rosmarinus officinalis, do latim "orvalho que vem do mar", nome dado pelos romanos por causa do seu perfume.
Veja o passo-a-passo de como montar uma horta
Vídeos sobre paisagismo – Casa e Jardim - NOTÍCIAS - Horta em casa

Em tempo: Uma dica bacana e super "reuse" da Carol Costa é utilizar pedacinhos de bandejas de isopor (daquelas que embalam diversos alimentos) para drenagem, em substituição à argila expandida.

Fonte: Casa e Jardim
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. O prazer de cozinhar usando ervas aromáticas do próprio "canteiro" não tem preço.Ótima dica.

    Cláudio e Juracy

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em saber sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...